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O lanche saciante: sem fome ao jantar

por Perseide, em 04.02.13

Creio que um problema que nos afecta a todos é a fome à hora de jantar, e uma dor de cabeça na hora de manter um peso adequado.
Depois de um dia cansativo, e de chegar tarde a casa, quem não tem vontade de comer uma refeição saborosa, aconchegante e não pensar sequer na palavra dieta? É perfeitamente normal. Depois de um dia de sacrifícios não nos apeteçe abdicar de este pequeno prazer.

Mas, com a chegada da noite, e seguindo o seu ritmo circadiano natural, o nosso corpo precisa na verdade de muito poucas calorias para se manter a funcionar. E se vamos dormir em seguida, para quê comer como à hora de almoço, quando nos espera ainda meia jornada de trabalho?

Quando decidi baixar o meu peso, a primeira medida que tomei foi à hora do jantar: banir os hidratos de carbono.
Em relação a isto há muita controvérsia: há que sugira não comer hidratos de carbono depois das 18h, e há quem diga que basta apenas reduzir a sua quantidade, assim como de todos os outros alimentos à hora de jantar.
Neste momento alterno entre os dois: prefiro não comer hidratos de carbono à noite, mas se tiver mesmo vontade permito-me uma pequena quantidade.

Mas como fazer para chegar à hora de jantar sem vontade de devorar tudo?
A chave está num lanche saciante.
Tinha lido vários textos sobre a importância de comer gorduras vegetais à hora do lanche, mas só quando pus isso em prática é que me apercebi realmente da importância que têm, pois promovem realmente uma sensação prolongada de saciedade.
Além disso são gorduras de tipo insaturado (ao contrário das saturadas, animais) que promovem o HDL (ou "colesterol bom").
Atenção: não deixa de ser gordura, por isso as quantidades devem ser BEM limitadas. 

Para uma mulher adulta, com uma vida sedentária, recomendo para o lanche uma peça de fruta OU um lacticínio e uma das seguintes gorduras:
- frutos secos: 10 amêndoas / 2 nozes do Brasil
- abacate: meio abacate
- chocolate preto, com mais de 70% de cacau: 2 quadrados de chocolate

Há mais opções, mas pessoalmente só testei estas 4.
Pode ser que alguns perguntem "Então e vou comer só um iogurte e 2 nozes?! Isso vai lá tirar-me a fome...?"
Eu própria me perguntava isso quando lia artigos de dieta! Mas sim, tira. O truque é não ceder à tentação no momento... passados 15 minutos já é possível apreciar a sensação de saciedade. 
Mas o melhor é mesmo chegar à hora de jantar e conseguir comer pouco, o necessário, porque não temos fome!

 

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publicado às 10:30



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