Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Começou como um diário de dieta hiperproteica... mas pediu mais: alimentação saudável, descobertas, explicações para aqueles que acham que comer bem é meio caminho para viver mais e melhor.
As últimas semanas foram uma sucessão de imenso trabalho seguidas de um bom descanso. Tudo isso foi uma boa maneira de me manter ocupada e longe daqui do blog, mas não da dieta!
Se bem que estas alturas sejam mais complicadas de gerir.... Afinal, quando a rotina é certinha e os hábitos se começam a incrustar não custa tanto.
Continuo a dieta hiperproteica, mas.... acho que atingi o terrível Plateau.
Um Plateau, numa dieta, define-se como a fase em que, após ter perdido peso ou estar a atingir o seu peso ideal, deixa de emagrecer durante pelo menos 4 semanas. É bastante desmotivante porque nos leva a perguntar «se não estou a emagrecer, porquê continuar os sacrifícios?!»
No meu caso passei 3 semanas sem perder nem um quilinho. E quanto às medidas.... bem, cerca de 0,5 cm a menos na barriga. Considerei-o desprezível e achei melhor atacar de novo a sério. É que o biquini pisca-me o olho de dentro do armário.
Pelo que consegui apurar, o Plateau (ou traduzindo, "plataforma", ou seja, uma estabilização) ocorre porque o nosso metabolismo se adapta à dieta. É isso, o nosso corpinho inteligente percebeu que lhe estávamos a tirar coisas boas e então resolveu começar a gastar menos fazendo o mesmo.
Solução?
Comer menos. (não me agrada)
Gastar mais. (já faço exercicio aeróbio 6x/semana)
Variar a dieta. Ouvi dizer que dar um choque metabólico ao corpo faz com que ele reaja. É um bocado como o dia da asneira, no fundo.
Por isso, no domingo passado comi tudo o que me apeteceu... e mais do que me apeteceu! Comi até ficar cheia, cheia, e daquelas coisas que só fazem mal (docinhos, pois claro). Até já estava com saudades de uma comidinha saudável ao fim do dia, mas queria mesmo que o meu organismo sentisse a diferença. (não faço ideia se sentiu ou se isto resulta mesmo, atenção).
No dia seguinte voltei à dieta pura e dura! Zero hidratos de carbono e tudo muito controlado.
E passei a fazer uns jantares só de fruta+iogurte ou só de sopa durante a semana.
Amanhã já vejo que tal correu a semana. E se realmente deu para perder mais alguma coisa.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.